segunda-feira, 13 de junho de 2011

1. Dados de Identificação:
Tema Gerador: Trânsito
Série: 4º Ano
Idade: 8-9 anos

2. Objetivo Geral
• Compreender a organização de espaço em que vivemos (cidade, bairro, rua) entendendo a importância do respeito às leis de trânsito: homem, via e veículo.

2.1.Objetivos Específicos:

• Conhecer as placas e sinais de trânsito e os meios de Transportes.
• Desenvolver a consciência da criança no trânsito.
• Observar o movimento de pessoas dentro da escola.
• Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da escola.
• Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da escola.
• Identificar o significado da sinalização.
• Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança.
• Interpretar mensagens se sinalização de trânsito.
• Identificar os principais sinais de trânsito.
• Reconhecer as cores dos sinais de trânsito.
• Desenvolver a atenção e a percepção.
• Ensinar a obediência à sinalização.

3. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

• Português: leitura, interpretação, dramatização, produção de panfletos.
• Matemática: números naturais (quatro operações),medidas de comprimento (metro e centímetro), horas e velocidade.
• Ciências sociais e história: o município, leis de trânsito, a história do trânsito de nossa cidade, localização espacial (ruas, bairro, comunidade).
• Ciências Naturais: Meio ambiente (poluição, produção de energia os combustíveis).
• Artes: Dramatização, desenho, produção de panfletos...

4. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:

•Informações a respeito do trânsito local em que o aluno vive a seus redores.

Aula 01:

ATRAVESSANDO A RUA
Música/Letra: Edivaldo B. F. Neto

Criança cuidado quando atravessar
Uma avenida ou uma rua qualquer
Olhe pro lado, olhe pro outro
Pra não ser atropelada
Ande somente pela calçada
Ande contente sem se machucar
Muita atenção antes de atravessar
Olhe o farol, espere o sinal fechar
Vermelho para os carros você pode passar
Verde para os carros você tem que esperar
Nunca atravesse se o farol estiver amarelo da cor do sol
Nunca atravesse fora das faixas
Ela é o espaço de segurança
Onde as crianças podem passar
Onde os carros tem de esperar

1. Procedimento:

1.1-Lançar questionamentos como:
1- O se entende por trânsito?
2- Diálogo geral sobre o trânsito e a movimentação das pessoas na escola.
3- Perguntar se em nossa escola há um local reservado para entrada e saída de alunos, se sim qual?
4- Perguntar se os alunos podem entrar e sair a qualquer hora, por quê?
5- Comentar sobre a sinalização de trânsito em geral.
6- Explorar a experiência das crianças em relação à sinalização, apresentando réplicas de algumas placas existentes nas mediações da escola.
7- Explicar sobre alguns tipos de sinalização urbana: como placas, semáforo, sinais luminosos, etc...
8- Levar a classe a um passeio pela Escola, a fim de observar a movimentação e as atitudes das pessoas (crianças e adultos) nas salas, nos corredores, na escola e nas ruas de nossa cidade...
9- De volta a sala, fazer um comentário dos fatos observados, atitudes das pessoas nos diversos lugares observados, forma de movimentação da classe durante o passeio pela escola, locais e horários de maior movimento.

- Atividade
Fazer uma brincadeira para a identificação do semáforo e os sinais de trânsito.

1ª Semáforo:
As professoras forma duplas (meninos e meninas) que se colocam em forma circular, durante todo o tempo toca-se uma música, iniciando a dança. A certa altura, o professor levanta o círculo vermelho e diz em voz alta: "O semáforo está vermelho!", e todos devem parar de dançar. Quando o professor levantar o círculo verde e disser: "O semáforo está verde!", a dança deve continuar; assim ele procederá com o círculo amarelo dizendo: "O semáforo está amarelo!", todos os alunos devem mudar de pares, escolhendo colegas que estiverem à direita ou à esquerda. O casal que se enganar nas ordens e na troca de pares sai do jogo, mesmo que um dos parceiros não tenha errado. No final da brincadeira, o professor agirá só mostrando os círculos, sem pronunciar as frases, para que os alunos associem as cores com a maneira de proceder.
Fazer um semáforo com os alunos com a orientação do professor.

2ª Sinais de Trânsito:
Desenhar no pátio da escola, usando giz, algumas pistas com sinais de trânsito. Cada aluno (de uma turma de 5 de cada vez) deve imaginar que está dirigindo um carro, um caminhão ou uma moto. O professor deve multar com uma tarefa toda vez que algum aluno desrespeitar a sinalização (Pare!; Proibido virar a direita!; Hospital; estacionamento proibido; etc...). As placas poderão ser feitas pelos próprios alunos sob a orientação do professor.
Após a brincadeira realizar pesquisa ma internet sobre as leis do trânsito (placas, multas, infrações...).
Procurar notícias em jornais e revistas sobre o trânsito (acidentes provocados pelo não cumprimento das leis).


Aula 02:

1. Produção Oral:
Desenvolvimento: Contação da história.


João e Maria
Às margens de uma extensa mata existia, há muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de árvore, na qual morava um lenhador com sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do primeiro casamento. O garoto chamava-se João e a menina, Maria.
A vida sempre fora difícil na casa do lenhador, mas naquela época as coisas haviam piorado ainda mais: não havia comida para todos.
- Minha mulher, o que será de nós? Acabaremos todos por morrer de necessidade. E as crianças serão as primeiras…
- Há uma solução… - disse a madrasta, que era muito malvada.
- Amanhã daremos a João e Maria um pedaço de pão, depois os levaremos à mata e lá os abandonaremos.
O lenhador não queria nem ouvir falar de um plano tão cruel, mas a mulher, esperta e insistente, conseguiu convencê-lo.
No aposento ao lado, as duas crianças tinham escutado tudo, e Maria desatou a chorar.
- Não chore - tranqüilizou-a o irmão - Tenho uma idéia.
Esperou que os pais estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedrinhas brancas que brilhavam ao clarão da lua e as escondeu no bolso. Depois voltou para a cama.
No dia seguinte, ao amanhecer, a madrasta acordou as crianças.
As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas.
João havia marcado o caminho com as pedrinhas e, ao anoitecer, conseguiram voltar para casa.
O pai ficou contente, mas a madrasta, não. Mandou-os dormir e trancou a porta do quarto. Como era malvada, ela planejou levá-los ainda mais longe no dia seguinte.
João ouviu a madrasta novamente convencendo o pai a abandoná-los, mas desta vez não conseguiu sair do quarto para apanhar as pedrinhas, pois sua madrasta havia trancado a porta. Maria desesperada só chorava. João pediu-lhe para ficar calma e ter fé em Deus.
Antes de saírem para o passeio, receberam para comer um pedaço de pão velho. João, em vez de comer o pão, guardou-o.
Ao caminhar para a floresta, João jogava as migalhas de pão no chão, para marcar o caminho da volta.
Chegando a uma clareira, a madrasta ordenou que esperassem até que ela colhesse algumas frutas, por ali. Mas eles esperaram em vão. Ela os tinha abandonado mesmo!
- Não chore Maria, disse João. Agora, só temos é que seguir a trilha que eu fiz até aqui, e ela está toda marcada com as migalhas do pão.
Só que os passarinhos tinham comido todas as migalhas de pão deixadas no caminho.
As crianças andaram muito até que chegaram a uma casinha toda feita com chocolate, biscoitos e doces. Famintos, correram e começaram a comer.
De repente, apareceu uma velhinha, dizendo: - Entrem, entrem, entrem, que lá dentro tem muito mais para vocês.
Mas a velhinha era uma bruxa que os deixou comer bastante até caírem no sono e confortáveis caminhas.
Quando as crianças acordaram, achavam que estavam no céu, parecia tudo perfeito.
Porém a velhinha era uma bruxa malvada que e aprisionou João numa jaula para que ele engordasse. Ela queria devorá-lo bem gordo. E fez da pobre e indefesa Maria, sua escrava.
Todos os dias João tinha que mostrar o dedo para que ela sentisse se ele estava engordando. O menino, muito esperto, percebendo que a bruxa enxergava pouco, mostrava-lhe um ossinho de galinha. E ela ficava furiosa, reclamava com Maria:
- Esse menino, não há meio de engordar.
- Dê mais comida para ele!
Passaram-se alguns dias até que numa manhã assim que a bruxa acordou, cansada de tanto esperar, foi logo gritando:
- Hoje eu vou fazer uma festança.
- Maria, ponha um caldeirão bem grande, com água até a boca para ferver.
- Dê bastante comida paro seu o irmão, pois é hoje que eu vou comê-lo ensopado.
Assustada, Maria começou a chorar.
- Acenderei o forno também, pois farei um pão para acompanhar o ensopado. Disse a bruxa.
Ela empurrou Maria para perto do forno e disse:
- Entre e veja se o forno está bem quente para que eu possa colocar o pão.
A bruxa pretendia fechar o forno quando Maria estivesse lá dentro, para assá-la e comê-la também. Mas Maria percebeu a intenção da bruxa e disse:
- Ih! Como posso entrar no forno, não sei como fazer?
- Menina boba! Disse a bruxa. Há espaço suficiente, até eu poderia passar por ela.
A bruxa se aproximou e colocou a cabeça dentro do forno. Maria, então, deu-lhe um empurrão e ela caiu lá dentro. A menina, então, rapidamente trancou a porta do forno deixando que a bruxa morresse queimada.
Mariazinha foi direto libertar seu irmão. Estavam muito felizes e tiveram a idéia de pegarem o tesouro que a bruxa guardava e ainda algumas guloseimas.
Encheram seus bolsos com tudo que conseguiram e partiram rumo à floresta. Depois de muito andarem atravessaram um grande lago com a ajuda de um cisne. Andaram mais um pouco e começaram a reconhecer o caminho. Viram de longe a pequena cabana do pai.
Ao chegarem à cabana encontraram o pai triste e arrependido. A madrasta havia morrido de fome e o pai estava desesperado com o que fez com os filhos.
Quando os viu, o pai ficou muito feliz e foi correndo abraçá-los. Joãozinho e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam nos seus bolsos, agora não haveria mais preocupação com dinheiro e comida e assim foram felizes para sempre.

Atividades
2- Questionamentos sobre a história de João e Maria, formar um diálogo com os alunos perguntando se teve algum tipo de sinalização que João utilizou para encontrar o caminho de casa.
3- Confeccionar cartazes com a ajuda de todos os alunos sobre o trânsito, e colar no mural da escola.
4- Trabalhar a leitura, compreeensão, interpretação (questionamentos orais) e escrita com a história de João e Maria.

• Atividades de Interpretação sobre o texto.

• Trabalhar o Meio Ambiente.

• Cálculos envolvendo as 4 operações. (estimativa)


Aula 03:

Atividade - Cinema

1- Fazer a introdução do filme, comentar sobre o que o filme irá tratar.
2- Reunir a turma para a exibição do filme “Carros”.
3- Após a exibição do filme, conversar com os alunos se o filme lhes agradou, o que acharam mais interessante e o que tiraram de lição (trabalho em equipe, humildade, amor ao próximo etc.), focando sempre a cidadania e conscientização no trânsito.
4- Construir e discutir de maneira conjunta com os alunos, conhecimentos básicos sobre poluição, e os impactos que a mesma pode trazer para o meio ambiente.
5- Identificar alternativas ao uso do automóvel, discutir e analisar situações que requerem segurança.
6- Indicar e problematizar os malefícios causados pelo rápido aumento do número de carros, que podem ser sentidos em diversos setores. Nas ruas sempre cheias, na dificuldade cada vez maior de circular a pé, no aquecimento global e na poluição do ar, que afeta a saúde principalmente de crianças e idosos.
7- Explicar quanto ao respeito da sinalização e falar sobre os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua, como: observar as cores dos sinais e sempre olhar para os lados.

Citar dicas de segurança em geral, utilizando gravuras como demonstração, como:
a) andar no banco traseiro;
b) dar dica para o adulto obedecer ao semáforo;
c) lembrar o adulto de verificar as condições dos pneus;
d) ficar atento, não distrair o motorista;
e) respeitar áreas de escola e hospitais, não jogar lixo pela janela;
f) ficar atento no trânsito, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e se vier carro, não passar;
g) respeitar o guarda de trânsito.

8- Problematizar com os alunos os perigos de uma má sinalização, a incidência de acidentes, a responsabilidade do governo na manutenção das estradas e rodovias, levantar questões a respeito do filme em relação à omissão do governo quanto as estrada.

9- Registrar um texto coletivo com os alunos a respeito de tudo o que foi vivenciado nas últimas aulas, onde eles poderão desenhar suas impressões e/ou o que mais lhes chamou atenção.

10- Expor o texto no mural da sala ao alcance das crianças.

Produção artística sobre o filme.


Aula 04:

Contextualização da música

1- Trabalhar com a Música: Trânsito

Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar
Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar
No vermelho, pare
No amarelo, atenção,
No verde, siga
Se, é a sua direção
Respeite as faixas e as placas
O apito do guarda também
Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar

- Explique qual a mensagem que música transmite.
2. Problematizarão (discussão):
• Podemos começar perguntando para o aluno o que eles sabem sobre assunto, e se eles já andaram sozinhos e se sabem atravessar a rua.
• Falaremos sobre a educação no trânsito, sobre as placas e o semáforo, discutiremos as dúvidas da classe.

Trabalhar os conceitos sobre:
• que são as placas?
• o que cada placa nos quer dizer?
• como o cidadão deve se portar no trânsito?

Veremos as Placas e Conversaremos sobre o assunto:
1-Quais são as placas de advertência que conhecem?
2-Observe as placas colocadas no quadro e vamos lembrar se já a vimos antes nas ruas?
3-Vamos ver quais são as finalidades de cada placa colocada aqui?


Esse trânsito que maltrata

Fumaça, fuligem, ruído de motores, tédio, cansaço, carros e ônibus que andam lentamente: assim é o trânsito nas cidades grandes. Principalmente nas primeiras horas da manhã, quando as pessoas se dirigem ao seu local de trabalho e, no fim da tarde, quando dele estão voltando.
Além do tempo perdido, do gasto excessivo de combustível e do aumento da poluição, esse trânsito maltrata as pessoas: a ansiedade de chegar logo acusa acidez no estômago; ficar sentado muito tempo causa dores nas articulações; inalar poluentes dá sonolência, dor de cabeça e problemas respiratórios.
Todos são prejudicados: os que estão confortáveis em seus automóveis e, mais ainda, os que estão espremidos nos ônibus. E o principal responsável por esse sofrimento são os automóveis que ocupam as ruas e avenidas das cidades.
Para acomodar o crescente número de automóveis, casas são demolidas, ruas são alargadas, avenidas e viadutos são construídos, e os estacionamentos invadem praças e parques, com a derrubada de árvores centenárias e monumentos históricos. Vale tudo para dar passagem a esse deus dos tempos modernos.
Apesar de causarem tantos transtornos, os automóveis carregam menor número de pessoas que os transportes coletivos. Cada automóvel costuma circular com uma ou duas pessoas, enquanto um ônibus transporta nas horas de movimento, até oitenta passageiros em cada viagem.
Os ônibus são o melhor transporte para as cidades, e dele depende a maioria da população. Apesar disso, as linhas são insuficientes, são mal conservadas e os motoristas, mal pagos. O pior é que o preço das passagens consome boa parte do salário dos trabalhadores.

(Rocicler Martins Rodrigues. Cidades brasileiras: o passado e o presente. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 64.) (Fragmento adaptado).

- Pesquisar sobre os acidentes de trânsito, problemas ambientais, problemas de saúde causados pelo trânsito nas grandes cidades e fazer um comparativo com nossa cidade (causas, conseqüências...).

Aula 05:
Contextualização do texto:

Se Essa Rua Fosse Minha
Cantiga Popular
Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava sinalizar
Com pedrinhas
Com plaquinhas, com plaquinhas coloridas,
Para ver,
Para ver meu bem passar

Se esta rua fosse minha.
Eu mandava, eu mandava todos tirar
Todo lixo, todo lixo dessa rua,
Pra ninguém, pra ninguém se sujar.

Se este bairro, se este bairro fosse meu,
Eu mandava, eu mandava construir
Uma praça, com brinquedos bem bonitos,
Para criança, pra criança distrair.
Se este bairro, se este bairro fosse meu,
Eu mandava, eu mandava proibir
Colocar tantas coisas que concorrem
Pro Ambiente, pro ambiente poluir.
CANTIGA POPULAR.
Atividades

1) Qual o nome da rua onde você mora?
2) Como é a rua onde você mora? Ela tem buracos? Ela tem muitas árvores?
3)Tem sinalização de trânsito?
4) O que você gostaria que tivesse na rua onde você mora?
5) Qual o é nome da rua onde fica sua escola?
6) Como é a rua onde fica sua escola? Ela possui faixa de pedestre? Ela possui pouco ou muito movimento?

7-Desenhar a sua rua.
7.1 - Se Essa Rua Fosse Minha eu faria....
7.2 – Criar um novo poema em relação à rua.


2-Pesquisa na internet sobre o trânsito.
Indicação de site:
- TURMA DA MÔNICA - EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE
- http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/welcome.htm#top - HISTÓRIA EM QUADRINHOS
- http://www.monica.com.br/institut/fwelcome.htm - SITE OFICIAL
- http://www.monica.com.br/institut/transito/welcome.htm - CAMPANHA DE TRÂNSITO
- PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO E ADVERTÊNCIA: http://aimore.net/placas/geral.html
- CÓDIGO DO TRÂNSITO (EXPLICAÇÃO DAS CORES, FORMATOS DAS PLACAS...):
- http://www.orcose.com.br/capa.asp?IDMateria=1660&IDMn=130

Aula 06:
Trabalhar com palestra com os profissionais responsáveis pelo trânsito da cidade. (Será realizada uma palestra com os guardas municipais ou responsáveis).
•Situações em que mais acontecem os acidentes no trânsito.

Atividades:
-Contextualização do livro Trânsito no mundinho.
- Evolução do trânsito no decorrer da história.

6. Avaliação:
Exploração de trabalhos, simulação de uma situação de trânsito, participação e atenção, normas apontadas pelos alunos, mensagens contidas nos desenhos feitos pelos alunos, participação nas brincadeiras e diálogos na sala de aula, cooperação.

7. Conclusão:
Este trabalho nos leva a concluir que enriquece o espaço de aprendizagem, pois dispõe de metodologias de ensino que auxilia na construção do conhecimento do aluno a respeito do trânsito. Desta forma a criança saberá quais os perigos do trânsito, regras, cuidados, quais os lugares que podemos ou não brincar, identificar a sinalização simples, percebendo a sua importância.
A escola precisa educar as crianças para a vida, iniciando desde cedo uma educação no trânsito.

8. Recursos:
As estratégias utilizadas serão:
- utilização do laboratório de informática;
- aula interativa em grupos em sala de aula e no laboratório de informática;
- Outros materiais: papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera, cartolina, figuras de placas e sinalização em geral, cola, canetinha, cartolina preta, papel laminado na cor vermelha, amarelo e verde, palitos de picolé, dvd, rádio toca fitas, giz, tesoura, lápis para escrever.

9. Mídias e Tecnologias envolvidas:
Internet, data show, televisão e dvd.

10. Referência Bibliográfica:
Livro: BATITUCI, Graça & GONZÄLEZ, Conceição; A maneira lúdica de Ensinar; Editora Fapi, Volume 7, Janeiro 2000.
Livro: DETRAN, Governo do Estado do Paraná; Manual de Habilitação; 4ª Edição – Setembro 1999.

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