segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Importância da Leitura



A Importância da Leitura

Professora Veronica Boemo Sawaris
E.E.E.F.Medeiros e Albuquerque
E.M.E.F. Santa Terezinha


Ao viver em sociedade o ser humano é obrigado a dar significações às coisas. È pela convenção que nominamos às coisas e concluímos que isto é caneta e não cuia. A caneta serve para escrever, já a cuia para servir um mate. Dessa maneira, desde que as crianças nascem elas se iniciam em um processo de leitura permanente das coisas do mundo através da compreensão e dos significados, das primeiras letras e palavras. A familiarização com o mundo letrado inicia-se na família, passa pela escola e estende-se por toda a vida.
Criar bons leitores é como construir uma casa, a base é muito importante, caso contrário a casa vai cair. Um bom leitor tem sua base leitora, o despertar e o prazer pela leitura no seio familiar. A escola é um dos facilitadores desse caminho. Na escola, a criança vai descobrindo o gosto por diferentes gêneros literários e tipos de leitura. Dependendo do projeto político pedagógico a criança vai desapertar para a leitura de ação, romances, aventuras, textos em quadrinhos, bem como fazer a leitura de uma obra de arte ou de um anúncio de jornal. Para ter o gosto por esses tipos de leitura, é importante um bom mediador de leitura para motivar e ajudar na formação de leitores.
Um bom mediador de leitura consegue ajudar o pequeno leitor a diferenciar uma boa história, consegue motivar o leitor a se iniciar nos clássicos literários, bem como a entender o percentual de juros que está embutido em um anúncio publicitário de venda à prazo. A sociedade brasileira está evoluindo em muitos aspectos, mas devemos lutar incessantemente para transformar todos os brasileiros em bons leitores, não necessariamente que leiam um grande número de livros, isso é o ideal, mas que entendam aquilo que é lido. Isso vai contribuir para a formação não apenas de bons leitores, mas de bons cidadãos, pessoas que de fato estão em pleno exercício de sua cidadania. Para atingirmos isso, precisamos que todos os municípios brasileiros elaborem seus planos de incentivo a leitura com metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo, segundo Marisa Lajolo, o mais urgente é investir em material humano, na formação de professores, bibliotecários, mediadores de leitura competentes para difundir o prazer da leitura.  “Mediadores são os instrumentos mais eficientes para fazer da leitura uma prática social mais difundida e eficiente.”(Nova Escola)
Sabemos também dos problemas que um mediador vai encontrar, pois infelizmente, há por parte de alguns pais e professores a falta de estímulo. Existem aqueles que imaginam a mudança da sociedade através do Big Brother e outros programas que capta o leitor apenas pela imagem transformando-o num objeto, num ser estático que acredita que o mundo real está dentro da televisão. São os homens da Caverna de Platão, que preferem o mundo da fantasia ao mundo real.
 Devemos lembrar que a melhor forma de mudarmos uma sociedade, a melhor revolução que vai gerar transformação de fato é a revolução cultural, precisamos mudar a mente das pessoas, ao contrário nada muda. Para mudar as mentes, a cultura de um povo é preciso boas leituras. Leituras de livros, de filmes, de obras de arte e como dizia Paulo Freire uma boa leitura do mundo onde as pessoas estão inseridas.
A leitura é de suma importância para a vida do ser humano. E quando se descobre o prazer da leitura nunca mais se para de ler. Porém, além de formar cidadãos leitores, nós educadores temos a missão de formar leitores críticos e comprometidos com a sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário