segunda-feira, 23 de maio de 2011


O triângulo

             Sentado a pouca sombra de um eucalipto, na pequena cabana do Passo da Entrada, Noronha escuta de sua amada Tereza as revelações que a vidente de Rondinha fez.
            - Isso! Dê risada! Os homens são assim mesmo. Não acreditam em nada! Mas fique sabendo que ao entrar na sala, a vidente já revelou o motivo pelo qual fui até lá e falou:
            -Você tem medo de perder seu amor e saiba que isso pode acontecer.
            -Pois saiba que ela errou, porque isso jamais acontecerá. Disse Noronha.
            Com um beijo tranqüilizou sua amada e despediu-se.
            Noronha entrou no seu Fiat 147 e voltou para Sarandi, enquanto Tereza encaminha-se para Passo Fundo no seu Vectra bordô.
            Tereza era noiva de Fernando, amigo de infância de Noronha. Fernando e Noronha moravam em Sarandi e sempre estudaram juntos. Fernando sempre foi mais estudioso, tanto que passou no vestibular de Medicina na UFRGS em Porto Alegre, onde morou até pouco tempo. Quando conclui seus estudos mudou-se para Passo Fundo, onde iniciou sua carreira médica e conheceu Tereza.
            Durante esse tempo Fernando e Noronha não se encontraram muito, mas mantiveram contato por telefone, MSN e e-mail e foi em uma dessas conversas que Fernando contou ao amigo que havia conhecido uma moça muito bonita, mas muito fútil também. Era filha única de uma família tradicional de Passo Fundo e que possuía uma vida financeira muito confortável.
            Noronha disse no MSN que o amigo havia tirado a sorte grande e que deveria investir no namoro, porque moça bonita e rica não se acha em qualquer lugar, que se fosse ele já estaria namorando.
            Fernando, mesmo inseguro, decidiu apostar no namoro, afinal a moça era uma loira estonteante. Depois de algum tempo ficaram noivos e Fernando convidou Tereza para ir a Sarandi conhecer seus pais e, claro, seu amigo Noronha.
            Decidiram almoçar com a família de Fernando e depois seguiram para a casa de Noronha. Chegando lá os amigos se abraçaram, pois há tempos não se encontravam e quando Noronha viu Tereza, seu coração quase parou. A descrição que Fernando havia feito dela era pouco para os olhos de Noronha, que a admirou num repentino silencio.  Fernando estava tão feliz em rever o amigo que não percebeu que sua noiva e seu amigo haviam trocado olhares.
            Entraram na propriedade da família de Noronha, pois como foi o único dos filhos que não quis estudar, continuou morando com os pais e trabalhando na agroindústria de salames, que pertencia a sua família. Durante o passeio pela propriedade Noronha não tirava os olhos de Tereza, mal ouvia o que o amigo lhe falava, enquanto que Tereza percebia e retribuía os olhares do amigo de seu noivo. Chegou o fim do dia e Fernando e Tereza voltaram para Passo Fundo.
            Passaram-se os dias e Noronha não tirava a sensual mulher de sua mente, por mais que tentasse não conseguia parar de pensar. A vontade de vê-la era tanta que ele começou a imaginar uma forma de encontrá-la novamente, foi então que ele decidiu convidar o jovem casal para passar o final de semana na sua casa na barragem. Fernando ficou muito feliz com o convite e aceitou prontamente.
            Durante a visita Noronha e Tereza continuaram trocando olhares. Noronha a deseja muito, mas tentava disfarçar, pois não queria que o amigo percebesse o interesse por sua amada.
            Enquanto Fernando curtia o passeio e mostrava-se muito feliz na companhia do amigo, Noronha só preocupava-se com Tereza e foi durante um passeio que Fernando fez de Jet Ski, que Noronha e Tereza tiveram a oportunidade de ficar a sós. Nesse momento Tereza também não resistiu aos encantos de Noronha e o beijou ardentemente. Assim passou o fim de semana e o casal voltou para Passo Fundo. Fernando não desconfiou de nada, mas com o passar dos dias começou a sentir-se só e percebeu que Tereza andava longe, porém, muito feliz.
            Tereza e Noronha continuaram encontrando-se na casa da barragem. Ela inventava qualquer desculpa para passar a noite fora, enquanto que Noronha dava qualquer desculpa aos pais para ir encontrá-la. A vontade de ficar junto era cada vez maior e os encontros foram ficando mais freqüentes, na mesma medida em que foi aumentando a solidão de Fernando.
            O jovem médico decide enviar um e-mail para o amigo, no e-mail ele conta que está triste e sente-se sozinho, passados alguns dias ele escreve novamente perguntando se Noronha acredita no amor e se sua amizade tem valor para ele. Noronha fica preocupado e começa a pensar que o amigo está desconfiando de seus encontros com Tereza.
            Fernando envia outro e-mail, dessa vez mais intrigante, pois ele diz que Noronha apesar de ser seu melhor amigo não imagina o que ele está sentindo e questiona o amigo sobre sua vida amorosa, perguntando se ele já se apaixonou ou tem alguém em sua vida.
            Noronha não responde aos e-mails do amigo e resolve procurar a vidente que Tereza havia consultado. Chegando em Rondinha, mesmo apreensivo decide ir adiante e vai à casa da tal vidente. Quando Noronha entra a vidente já lhe pergunta qual o motivo de tanta aflição, mesmo surpreso, Noronha procura disfarçar e pede para que a vidente jogue o terço e veja seu futuro. A vidente obedece e diz:
            -Hum... um triângulo amoroso! Você ficará entre dois amores e terá que tomar uma difícil decisão.
            Noronha se assusta e sai correndo. Liga para Tereza e diz que precisam terminar tudo, que ela tem que escolher entre ele e Fernando e é melhor que fique com Fernando. Tereza não entende nada e pede para encontrar Noronha no lugar de sempre. Chegando lá Noronha diz a Tereza que tem que se afastar dela e que apesar de amá-la muito é melhor que ela fique com Fernando. Enquanto isso Fernando decide procurar o amigo, já que não teve nenhuma resposta de seus e-mails, resolve abrir seu coração e contar que não ama Tereza e está apaixonado por outro homem. Quando Fernando chega em Sarandi não encontra o amigo e decide ir até Ronda Alta, na casa onde passou agradáveis momentos ao lado de seu amigo. Quando chega à casa da barragem vê o carro de Tereza e de Noronha, então decide entrar em silêncio, caminha calmamente até a varanda e surpreende os dois se beijando.
            Fernando sentia o chão se abrir e não conseguia acreditar no que estava vendo, pois Tereza estava com seu grande amor, Noronha. Tamanha foi sua decepção que ele voltou-se para a porta e foi embora sem dizer nada.




Releitura do conto "A cartomante" de Machado de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário